segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Critérios e dilemas para uma agenda de adaptação justa às mudanças climáticas e pandemias no Brasil (artigo / 2023)

 

Trecho:

"A implementação de uma agenda deadaptação da saúde que atenda às necessidades da população e responda aos desafios apresentados por cenários de pandemias e mudanças climáticas depende de uma execução orçamentária adequada. Tendo em vista que políticas adaptativas envolvem a alocação de recursos escassos, uma agenda nacional de adaptação da saúde deve satisfazer certos critérios alocativos para assegurar que esta implementação seja conduzida de maneira justa. Três critérios de justiça são comumente elencados para nortear esta empreitada: i) vulnerabilidade, ii)eficiência e iii) desenvolvimento humano sustentável."
[...]
"Recomenda-se, portanto, que especialistas, cientistas, administradores públicos e os mais diversos membros da sociedade civil deem especial atenção a esses e outros dilemas que podem se apresentar para que possam tomar as melhores decisões possíveis ao longo deste desafiador século XXI."

[ PDF ]

© Como citar este artigo: 
Araujo, Marcelo de; Fior, Pedro. "Critérios e dilemas para uma agenda de adaptação justa às mudanças climáticas e pandemias no Brasil". In Bios: Ciência & Ética a Serviço da Vida,  Ano 1, N. 6. Florianópolis: UFSC, 4 de setembro de 2023, 5pp.