segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Ethical guidelines for the allocation of scarce intensive care units during the COVID‐19 pandemic: Discussing a Brazilian proposal (article / 2023)

Quais devem ser as diretrizes para a alocação eticamente aceitável de recursos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) durante uma pandemia? Neste artigo, defendemos que, no caso de uma grave crise de saúde pública, profissionais de saúde devem avaliar as perspectivas de recuperação do ou da paciente e ter como meta salvar o maior número de vidas. 

A equipe de triagem, composta por profissionais especializados, deve classificar os pacientes em três grupos prioritários, de acordo com o grau de probabilidade de recuperação, medido pelo SOFA (Sequential Organ Failure Assessment). 

Os profissionais de saúde da linha da frente, no entanto, serão classificados como de maior prioridade, independentemente da sua pontuação SOFA. Para realizar desempates dentro de um mesmo grupo prioritário, são necessários outros critérios, nomeadamente: o princípio dos ciclos de vida e (caso empates persistam) um sorteio. 

[ PDF ]

Araujo, Marcelo de; Azevedo, Marco Antonio; Bonella, Alcino Eduardo; Dall'Agnol, Darlei (2023) "Ethical guidelines for the allocation of scarce intensive care units during the COVID‐19 pandemic: Discussing a Brazilian proposal", Journal of Evaluation in Clinical Practice. DOI: https://doi.org/10.1111/jep.13924.