sábado, 16 de setembro de 2023

A era das pandemias não acaba com a COVID-19. Estamos na fase interpandêmica (artigo / 2023)

Artigo sobre a "ética pandêmica" como nova modalidade de disciplina filosófica. Publicado no lançamento da versão brasileira da plataforma The Conversation.

Trechos:

"Para muitas pessoas, a pandemia de COVID-19 pode ter parecido um evento imprevisível, que pegou o mundo de surpresa no início de 2020. Mas isso é um erro. Ao longo dos 20 anos que antecederam a pandemia de COVID-19, diversos estudos já alertavam para o aumento da ocorrência de novos surtos de doenças contagiosas com potencial para desencadear uma pandemia." 

"Publicações científicas, documentos governamentais e intergovernamentais e até mesmo textos jornalísticos também chamavam a atenção para a falta de políticas públicas, em nível nacional e global, para promover medidas de mitigação da pandemia, ou seja, reduzir os riscos de novas pandemias, semelhante às medidas de mitigação para conter o aquecimento global." 


"Não ser negacionista, quando se trata de pandemias, não significa mais simplesmente entender que cloroquina não é o tratamento adequado para COVID-19, ou que vacinas são eficazes e imprescindíveis para a proteção da população. Não ser negacionista significa também reconhecer a relevância de pesquisas científicas que já vinham sendo feitas antes da pandemia de COVID-19, mas às quais não foram dadas até agora a devida atenção. Esses estudos continuam não apenas atuais, mas representam hoje um monumento à relevância da pesquisa científica para a prevenção e solução de crises globais."

[ artigo completo ]

© Como citar este artigo:
Araujo, Marcelo de; de Vasconcelos Costa, Daniel, "A era das pandemias não acaba com a COVID-19. Estamos na fase interpandêmica". In The Conversation, 29 agosto 2023.