sexta-feira, 11 de agosto de 2023

Ética climática é incontornável em planeta em ebulição (2023 / Artigo em Jornal de Notícia)

Artigo sobre a "ética climática" como nova modalidade de disciplina filosófica. Publicado na Folha de São Paulo em agosto de 2023.

Trechos:

"Para o Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres, não se trata mais só de falarmos em aquecimento global: “A era da ebulição global chegou”. As implicações éticas das mudanças climáticas são monumentais. E para tratar desse problema já existe uma nova disciplina filosófica: a “ética climática”, que vem se consolidando como um âmbito de investigação próprio nos últimos anos." 

"A ética climática é uma disciplina nova porque as mudanças climáticas suscitam questões éticas e políticas que, tradicionalmente, foram examinadas como domínios de investigação separados, tais como a bioética, a teoria das relações internacionais, o direito internacional, a ética animal, a filosofia política, o direito ambiental etc."

"As mudanças climáticas envolvem temas discutidos em todas essas disciplinas, mas o problema é que nenhuma delas oferece sozinha teorias normativas robustas e metodologias adequadas para a discussão de todos os problemas éticos decorrentes das mudanças climáticas."

"No dias de hoje, rejeitar o negacionismo não significa mais simplesmente aceitar as evidências científicas de que o clima do planeta está mudando em decorrência de atividades humanas, mas aceitar também que esse fenômeno gera uma intricada malha de questões éticas e políticas que não podem ser teorizadas de modo adequado no âmbito de disciplinas isoladas. Essas questões exigem o aprofundamento teórico e o aprimoramento metodológico de uma nova disciplina filosófica: a ética climática."

[ PDF ]

© Como citar este artigo:
Araujo, Marcelo de. “Ética climática é incontornável em planeta em ebulição”. Ilustríssima, Folha de São Paulo, 9 de agosto de 2023. https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2023/08/etica-climatica-e-incontornavel-em-planeta-em-ebulicao.shtml