Esse texto resulta da minha pesquisa sobre a filosofia da tecnologia.
Até uns vinte anos atrás, o grande problema para fazer pesquisa de qualidade no Brasil era o acesso à literatura. Mas isso já não é mais um grande problema. Existe muito material disponível online. O problema mesmo, agora, é acompanhar a enorme quantidade de artigos e livros que aparecem todos os dias. É impossível ler tudo que se publica sobre um determinado tema.
Impossível?
E se um programa de computador lesse para nós toda a literatura científica sobre um determinado assunto, e em seguida formulasse algumas hipóteses interessantes para serem verificadas empiricamente? Já existem pelo menos dois programas capazes de fazer isso: KnIT e brainSCANr. O primeiro foi criado por Olivier Lichtarge e Scott Spangler. O segundo foi desenvolvido pelo casal Bradley Voytek e Jessica Voytek. Confira mais detalhes sobre essas máquinas de gerar hipóteses nesse artigo que publiquei na Ciência Hoje.
© Como citar este artigo:
ARAUJO, Marcelo de. 2016. "Gerador de teorias. Hipóteses científicas não caem do céu: cada vez mais, são geradas por inteligência artificial". In Ciência Hoje, 29 de março de 2016.
Eu retomo esse tema no livro: Novas Tecnologias e Dilemas Éticos.