terça-feira, 4 de julho de 2023

Atos Sociais (Tradução / 2023)

Este texto corresponde ao terceiro capítulo do livro Os Fundamentos a priori do Direito Civil (“Die apriorischen Grundlagen des bürgerlichen Rechts”, de Adolf Reinach, originalmente publicado em 1913. Esta é a primeira primeira vez que uma obra de Adolf Reinach é traduzida para o português.

Adolf Reinach legou uma obra pouco extensa, provavelmente porque morreu jovem (aos 33 anos de idade) na Primeira Guerra Mundial. No livro Os Fundamentos a priori do Direito Civil, Reinach apresenta uma teoria bastante original sobre uma diversidade de atos como, por exemplo, fazer promessas, fazer afirmações, dar ordens, celebrar contratos, dar informes etc. em que utilizamos a linguagem não tanto para expressar pensamentos, ou para fazermos descrições, mas para interagirmos com outras pessoas por meio de um tipo especial de ato a que ele se refere como "atos sociais". Mais tarde, a partir da década de 1940, atos desse tipo passaram a ser conhecidos como "atos de fala". 

A contribuição de Reinach para a teoria dos atos de fala permanece até hoje relativamente pouco explorada, ainda que, nos últimos anos, ela venha sendo examinada em um número crescente de publicações.

[ PDF ]

© Como citar o texto desta entrevista:
Reinach, Adolf. "Atos sociais" (Trad. Teixeira, Dario; Araujo, Marcelo de). In: Cadernos de Filosofia Alemã, vol. 28, n. 1, 2023, pp. 119–133.

Em julho de 2022 eu realizei uma vídeo conferência sobre a teoria dos atos sociais de Reinach, disponível em: Palestra sobre Adolf Reinach.