sexta-feira, 28 de maio de 2021

Machines as Writers? Algorithms in the production of literature (palestra / 2020)

Sistemas de inteligência artificial para a produção de textos, como por exemplo GPT-3, vêm se tornando cada vez mais sofisticados. Mas será que em algum momento eles poderão se passar por escritores e pesquisadores profissionais? 

Em 2020, eu discuti essa questão em duas palestras na Universidade de Graz, Áustria. A primeira palestra, sobre textos acadêmicos gerados por AI, ocorreu num mundo pré-pandemia, em janeiro de 2020, em Graz. A segunda palestra, sobre o uso de AI para a produção e análise de textos literários, ocorreu online, em dezembro de 2020.  Eu reuni aqui os slides das duas apresentações num único arquivo PPT. A primeira parte (slides 2-32) é sobre AI e textos acadêmicos, a segunda parte (slides 33-71) é sobre AI e literatura. 

Agradeço aos colegas da Universidade de Graz, Lukas Meyer, Barbara Reiter, e Anne-Kathrin Reulecke, pelo convite para as palestras e pelo excelente debate que ocorreu em seguida.

Em setembro de 2019 eu apresentei um trabalho sobre o mesmo tema no evento "Workshop Artificial Intelligence and Ethical Issues", na Universidade de Konstanz. Agradeço a Federica Basaglia pelo convite. 

No mês seguinte, em outubro de 2019, eu retornei ao tema no programa de mestrado internacional EELP - Ethics, Economics, Law And Politics da Universidade de Bochum com a palestra, "Robot as Co-Author. Ethical Implications from the Use of AI for the Generation of Academic Texts"

[ PPT ]

© Como citar este artigo: 
ARAUJO, Marcelo de. 2021. "Machines as Writers? Algorithms in the production of literature". Slides para apresentação na Universidade de Graz, 22 de janeiro de 2020 (Parte 1) e 9 de dezembro de 2020 (Parte 2). DOI 10.13140/RG.2.2.18050.09922.  

O tema das palestras foi também abordados no livro Novas Tecnologias e Dilemas Éticos