sábado, 1 de fevereiro de 2020

Relatórios do Projeto SIENNA (2020)

O objetivo do Projeto SIENNA é examinar as implicações éticas e jurídicas decorrentes de três tipos específicos de tecnologia: a Inteligência Artificial, o Aprimoramento Humano, e a Genômica Humana. Em seguida, a proposta consiste em desenvolver diretrizes éticas e jurídicas para o uso dessas tecnologias. 

O Projeto SIENNA é coordenado pelo Prof. Philip Brey (Universidade de Twente, Holanda), e envolve a participação de pesquisadores da Holanda, Estados Unidos, Reino Unido, Grécia, África do Sul, Alemanha, China, Suécia, Polônia, Espanha, França, e Brasil. A Universidade Federal do Rio de Janeiro é a única instituição da América Latina participante do projeto. No Brasil, o projeto é conduzido atualmente por Marcelo de Araujo, Fábio Shecaira, e Rachel Herdy. 

Em 2018, os participantes do projeto SIENNA elaboraram três relatórios detalhados sobre os desenvolvimentos mais recentes no âmbito da Inteligência Artificial, do Aprimoramento Humano, e da Genômica Humana. Os relatórios se chamam State-of-the-art Reviews e estão disponíveis para download no site do projeto. 

[ Aprimoramento Humano ] SIENNA D3.1 State-of-the-art review, WP3 - Human Enhancement, 2018.

[ Inteligência Artificial ] SIENNA D4.1 State-of-the-art review, WP4 - AI & Robotics, 2018.


O Projeto SIENNA é financiado pela Comissão Europeia (Programa Horizonte 2020), com um orçamento de aproximadamente 4 milhões de euros para um período de execução de três anos e meio, até 1 de abril de 2021.

Na página do SIENNA, é possível ter acesso a outras publicações produzidas pelos participantes do projeto.