terça-feira, 4 de agosto de 2015

Moral enhancement and political realism (2014)

Em agosto de 2014 apresentei em Delft, na Holanda, um trabalho originalmente publicado no Journal of Evolution and Technology. Delft é a cidade em que nasceu Hugo Grotius, às vezes conhecido como "pai" das relações internacionais. A cidade portanto era inspiradora para a discussão de um trabalho sobre as implicações do "aprimoramento moral" no cenário da política internacional.

A pergunta que me interessou discutir nesse trabalho é bastante especulativa: vamos supor que fosse possível tornar as pessoas mais cooperativas, solidárias, e benevolentes por meio de algum tipo de droga. Isso seria um tipo de "aprimoramento moral", ou moral enhancement. (Já existe muita discussão filosófica e científica sobre esse tema). O mundo se tornaria mais pacífico, e menos susceptível a guerras e conflitos internacionais, em consequência do uso massivo desse tipo de droga?  No paper que apresentei tento mostrar que o "aprimoramento moral" não alteraria profundamente a estrutura das relações internacionais. 

[ PDF ]

© Como citar este resumo:
ARAUJO, Marcelo de. (2014).  "Moral enhancement and political realism". In: Cognitive Enhancement Conference: Moral, Legal and Scientific Challenges. TU Delft (Delft University of Technology) The Netherlands, 12-15 August, p. 10-11.