terça-feira, 4 de março de 2014

René Descartes e a Refutação do Ceticismo: Verdade, Coerência, e Correspondência (2014)

Resumo: Nós temos uma infinidade de crenças sobre o mundo à nossa volta. Mas dentre todas as crenças que temos, como separarmos aquelas que são verdadeiras daquelas que são falsas? Para dar uma resposta a essa pergunta, René Descartes propôs um método radical: colocar em dúvida todas as nossas as crenças, e aceitar então como verdadeiras apenas aquelas com relação às quais não pairasse mais nenhuma sombra da dúvida metódica. A partir das crenças que "passam" no teste da dúvida, Descartes procura em seguida reconstruir todo o conhecimento humano sobre novos fundamentos. Por colocar tudo em dúvida, Descartes foi muitas vezes visto como um cético. Mas por tentar também superar as dúvidas que ele próprio se colocou, Descartes oferece uma vigorosa refutação do ceticismo.

Este livro tem como objetivo examinar a teoria do conhecimento de Descartes e o seu projeto de refutar o argumento cético. Marcelo de Araujo examina em detalhe não apenas as obras filosóficas mais conhecidas de Descartes, como as Meditações Metafísicas, o Discurso do Método, e os Princípios da Filosofia, mas também cartas, textos científicos, e até mesmo uma "entrevista" na qual Descartes retoma e esclarece vários tópicos de sua filosofia. A figura que emerge da interpretação proposta por Marcelo de Araujo mostra um filósofo comprometido com o método das ciências empíricas de sua época, e com uma concepção de verdade que apenas mais tarde, no contexto do século XX, será retomada de modo sistemático, a da verdade como coerência.

[ Disponível em: Livraria da Amazon ]

© Como citar este livro:
ARAUJO, Marcelo de: René Descartes e a Refutação do Ceticismo: Verdade, Coerência, e Correspondência. São Paulo: KDP, 2014, 181p. 
ISBN: 978-85-918597-0-2

Um outro livro em que me ocupo da questão do ceticismo em Descartes é:

ARAUJO, Marcelo de: Scepticism, Freedom, and Autonomy: A Study of the Moral Foundations of Descartes' Theory of Knowledge. Berlim / Nova York: De Gruyter, 2003. (ISBN 311017538X).