quinta-feira, 20 de março de 2014

Lá estava o imperador: Dom Pedro II foi retirado de filme sobre Graham Bell e virou personagem de memória inventada por Roosevelt (2014)

Resumo: Entre a invenção do telefone e o cinema hollywoodiano, Dom Pedro II deixou de ser um personagem real para tornar-se uma referência imaginária. Ao menos no discurso de duas importantes figuras da história norte-americana. Tanto o inventor Alexander Graham Bell (1847-1922) quanto o ex-presidente Franklin Delano Roosevelt (1882-1945) declararam ter se encontrado com Dom Pedro II em momentos cruciais de suas vidas. Um deles contou a verdade, o outro provavelmente mentiu. Este artigo se vale de documentos inéditos para mostrar por que razões Hollywood deixou de fora a figura de Dom Pedro II em um filme de 1939 sobre a vida do inventor do telefone, Graham Bell. O artigo analisa também o modo como Franklin Delano Roosevelt se refere a um suposto encontro com Dom Pedro II com o objetivo de estreitar as relações diplomáticas com o Brasil no período que precedeu a Segunda Guerra Mundial.

[ PDF ]

© Como citar este artigo:
ARAUJO, Marcelo de: "Lá estava o imperador: D. Pedro II foi retirado de filme sobre Graham Bell e virou personagem de memória inventada por Roosevelt". In: Revista de História - Biblioteca Nacional, 2014, n. 102, p. 66-69.