terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Teorias do Juízo e Voluntarismo Doxástico no Debate Epistemológico Contemporâneo (2010)

Resumo: A epistemologia moderna foi bastante marcada pela discussão de "teorias do juízo". Teorias do juízo, no entanto, foram se tornando cada vez menos comuns na discussões sobre os fundamentos do conhecimento humano. O conceito de "proposição", em algum momento, parece ter substituído o conceito de "juízo". Teorias do juízo foram praticamente eliminadas do debate epistemológico contemporâneo. Neste artigo, eu examino algumas razões que levaram ao abando de teorias do juízo ao longo do século XX. Em seguida, examino em linhas gerais a possibilidade e limites de uma reintrodução da discussão sobre teorias do juízo no contexto da epistemologia contemporânea.

Este artigo resulta de um projeto de pesquisa iniciado na Universidade de Konstanz em 2002. O texto foi originalmente escrito em inglês. O projeto de pesquisa em inglês é também disponibilizado aqui.

PDF do artigo ]
site da revista ]
[ PDF projeto de pesquisa sobre juízos ]

© Como citar este artigo:
ARAUJO, Marcelo de: "Teorias do Juízo e Voluntarismo Doxástico no Debate Epistemológico Contemporâneo". In: Ensaios Filosóficos, v. 1, 2010, p. 42-53.