sexta-feira, 28 de julho de 2023

Ética pandêmica e questões de responsabilidade moral: Uma investigação à luz do debate filosófico contemporâneo sobre ética climática (artigo / 2023)

A pandemia de COVID suscitou diversas questões morais relacionadas, por exemplo, à vulnerabilidade de populações indígenas frente à nova doença, ou ao comportamento dos Estados mais ricos relativamente aos Estados mais pobres na distribuição de vacinas, ou relativamente à elaboração de protocolos para alocação de recursos escassos tomando-se como critério a idade dos pacientes.

Consideradas isoladamente, essas questões dizem respeito a diferentes domínios de investigação da filosofia moral, a saber: o da justiça social, o da justiça internacional, e o da justiça intergeneracional. Até o momento, no âmbito da bioética e da filosofia moral, pouco esforço tem sido feito na tentativa de se mostrar que essas e diversas outras questões moralmente relevantes, discutidas durante a pandemia de COVID, deveriam ser examinadas como pertinentes a um campo distinto de investigação filosófica, ao qual me refiro neste artigo como ética pandêmica.

Neste artigo, procuro estabelecer uma estrutura conceitual para a ética pandêmica tendo especialmente em vista a discussão recente sobre atribuições de responsabilidade no âmbito da ética climática.

[ PDF ]
[ revista ]

© Como citar o texto este artigo:
Araujo, Marcelo de. "Ética pandêmica e responsabilidade moral: Uma investigação à luz do debate filosófico sobre ética climática". In: Filosofia Unisinos, vol. 24, n. 2, 2023, pp. 1–20.