domingo, 24 de julho de 2022

Adolf Reinach e o conceito de “atos sociais”: Uma análise do §3 de "Os Fundamentos a priori do Direito Civil" (vídeo / 2022)

No século XX, a filosofia da linguagem se tornou uma importante ferramenta para a investigação de diversas questões filosóficas relevantes, inclusive a investigação acerca da natureza do direito. Nesta apresentação sobre a filosofia do direito de Adolf Reinach – morto aos 34 anos em meio à Primeira Guerra Mundial – meu objetivo foi submeter à discussão a tese inversa, a saber: a de que a filosofia do direito, ela própria, pode constituir também o ponto de partida para a discussão de importantes questões de filosofia da linguagem. 

Na obra Os Fundamentos a priori do Direito Civil, de 1913, Reinach começa com uma investigação de filosofia do direito e acaba por elucidar também, de modo bastante original, várias questões relativas ao conceito de "atos de fala", a que Reinach se refere como "atos sociais". 

A relevância da filosofia do direito de Reinach para a filosofia da linguagem permanece ainda hoje relativamente desconhecida, especialmente no Brasil, mesmo considerando que, nos últimos anos, as contribuições originais de Reinach venham atraindo cada vez mais atenção de pesquisadoras e pesquisadoras tanto no âmbito filosofia do direito como no da filosofia analítica da linguagem.


[ vídeo ]
[ esquema com roteiro da apresentação ]
[ tradução do texto "Atos Sociais" de Afolf Reinach ]

© Como citar esta apresentação:
Araujo, Marcelo de, "Adolf Reinach e o conceito de 'atos sociais': Uma análise do §3 de Os Fundamentos a priori do Direito Civil". Workshop de Filosofia do Direito, promovida pelo Programa de Pós-Graduação Lógica e Metafísica (PPGLM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 15 de julho de 2022. Disponível em: 
https://youtu.be/3tDboONaajA (duração do vídeo 01:50:15).

Esta pesquisa contou com o apoio financeiro da FAPERJ (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) e do CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa).