sábado, 14 de maio de 2022

Implicações Éticas da Autoria e Coautoria de Trabalhos Acadêmicos com Sistemas de IA (Inteligência Artificial) (vídeo, 2021)

 

Apesar de já haver muita discussão em torno das implicações éticas e jurídicas resultantes do uso de IA (inteligência artificial) em diversos segmentos da vida em sociedade, ainda há pouca discussão sobre a ética do uso de IA para a produção de trabalhos acadêmicos. 

Os textos gerados por AI não pode ser vistos como plágio porque os textos não são copiados de material já disponível online. Eles resultam da aplicação de modelos estatísticos que fazem previsões sobre qual deve ser a sequência de palavras mais provável para um determinado input, que pode ser tanto uma pergunta como uma afirmação ou comentário. 

Essa palestra resulta de minha pesquisa nesta área ainda pouco explorada em torno do debate sobre o uso ético de sistemas de AI. A palestra foi proferida por ocasião do "XXIX Congresso de Iniciação Científica da Unicamp" em 11 de novembro de 2021.

[ Palestra no Youtube ]

[ Power Point ]

© Como citar esta apresentação: 

Araujo, Marcelo de, "Implicações Éticas da Autoria e Coautoria de Trabalhos Acadêmicos com Sistemas de IA (Inteligência Artificial)". XXIX Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Palestra registrada em vídeo seguida de debate com Leonardo Tomazeli Duarte (Unicamp). 11 de novembro de 2021. Disponível em: https://youtu.be/37ZGz0qUiFA (duração do vídeo 1:10:35).

Esta pesquisa conta com o apoio financeiro da FAPERJ (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) e do CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa).