sábado, 16 de maio de 2020

Proposta para decidir acesso de pacientes a UTI durante a pandemia (artigo / 2020)

Defendemos aqui uma proposta de diretrizes especiais para a alocação de leitos de UTI a pacientes diagnosticados com COVID-19 durante a pandemia.

"
Em um cenário de extrema escassez de recursos hospitalares para um elevado volume de pacientes, quais devem ser as diretrizes para a alocação de leitos e ventiladores em UTI? Gravidade da situação do paciente? Ordem de chegada? Maiores chances de recuperação da doença? Sorteio? Profissionais da saúde na linha de frente devem ter prioridade? Como lidar com a escolha entre pacientes com a mesma situação clínica?"

"Apresentamos aqui uma perspectiva para contribuir com a deliberação eticamente bem informada em torno do problema. Ela considera documentos do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), princípios e argumentos das teorias éticas comumente consideradas, propostas de diretrizes e protocolos de grupos especializados e de países afetados."

[ site do jornal ]

© Como citar este artigo: 
Azevedo, Marco; Dall’Agnol, Darlei; Bonella, Alcino; Araujo, Marcelo de. 2020. "Proposta para decidir acesso de pacientes a UTI durante a pandemia". Folha de São Paulo (Ilustríssima). 11 de maio de 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.13140/RG.2.2.36535.55202

Tivemos a ocasião de retornar a esse tema em algumas apresentações registradas em vídeo ou como podcast.

15/05/2020. Podcast da ANPOF. Apresentado por Marco Azevedo. Podcast Spotify (43 min). 

03/07/2020. Primeiro Ciclo de Seminário Abertos do Departamento de Teoria do Direito, Faculdade Nacional de Direito, UFRJ. Apresentado por Marcelo de Araujo e Marco Azevedo. Youtube (1h30min).

25/05/2023. O Dilema da EscassezSinagoga ARI RJ (mesa redonda). Agradeço a Marcos Gleizer (UERJ, Departamento de Filosofia) e ao Rabino Sérgio Margulies pelo convite. Youtube (1h34min–1h53min).