quinta-feira, 17 de setembro de 2015
O que significa ser humano se faculdades cognitivas e físicas forem aprimoradas? (2015 / entrevista)
Esse é o texto de uma entrevista que dei à jornalista Patrícia Fachin, do Instituto Humanitas Unisinos. Nossa conversa trata das implicações éticas do uso de tecnologias para fins de "aprimoramento humano".
"O uso de tecnologias para fins de aprimoramento agravaria desigualdades sociais? Ou, pelo contrário, tecnologias para aprimoramento não poderiam talvez proporcionar uma 'compensação' para aquelas pessoas que, por conta de desigualdades sociais, não tiveram bom desempenho na escola ou em concursos? Em minha pesquisa tenho me ocupado de questões como essas, questões acerca das implicações morais e políticas da busca pelo aprimoramento humano. Trata-se de um debate ainda insipiente no Brasil, mas que tem recebido muita atenção, tanto em publicações acadêmicas como também na imprensa, em países como Alemanha, Estados Unidos, e Inglaterra."
[ PDF ]
[ online ]
© Como citar esta entrevista:
ARAUJO, Marcelo de (2015). "O que significa ser humano se faculdades cognitivas e físicas forem aprimoradas?" Entrevista concedida a Patricia Fachin e João Vitor Santos. In: Revista do Instituto Humanitas Unisinos, 2015, vol. 472, ano 15, p. 10-16 (ISSN 1981-8769).