sábado, 3 de dezembro de 2011

Linguagem, poesia e filosofia no pensamento de Heidegger: breve reflexão sobre o emprego de termos que designam a ideia de lugar no texto Die Sprache im Gedicht: Eine Erörterung von Georg Trakl

A despeito da crítica que Heidegger faz à metafísica dualista, presente na tradição do pensamento ocidental, Heidegger, ele próprio, não consegue prescindir de uma metafísica também. 

Essa espécie de metafísica implícita pode ser constatada na utilização que Heidegger faz de termos que designam relações espaciais

Na análise que Heidegger faz acerca da obra literária de Georg Trakl, a utilização de termos que designam relações espaciais é especialmente aparente.

PDF ]

© Como citar este texto: 
ARAUJO, Marcelo de: "Linguagem, poesia e filosofia no pensamento de Heidegger: breve reflexão sobre o emprego de termos que designam a ideia de lugar no texto Die Sprache im Gedicht: Eine Erörterung von Georg Trakl". Trabalho Final apresentado para a disciplina História da Filosofia IV, durante o Curso de Mestrado em Filosofia na UFRJ/IFCS, 1994, 28p.  (Registro, 564.005 / 1.076 / 63, Biblioteca Nacional, 2012).