sábado, 30 de março de 2024

Pesquisa analisa consequências morais da pandemia de COVID-19 (entrevista / 2023)


A pandemia de COVID continuará no foco da atenção de muita pesquisa pelos próximos anos. Nessa entrevista para o programa de TV Boletim Ciência, do Ministério da Saúde, Pedro Fior e eu falamos sobre como as mudanças climáticas podem contribuir para o surgimento de novas pandemias. A entrevista foi conduzida por Neide Diniz, a quem agradecemos pelo convite. 

Outro ponto da conversa com 
Neide Diniz foi mostrar que, já antes da pandemia de COVID, havia um amplo conhecimento científico de que uma pandemia era não apenas altamente provável, mas praticamente inevitável. Esse conhecimento está bem documentado na Survey of Early Warnings, que Daniel de Vasconcelos e eu publicamos em 2023. 

[ vídeo ]

© Como citar este programa:
Araujo, Marcelo de; Fior, Pedro. "Pesquisa da UERJ analisa consequências morais da pandemia de COVID-19". Entrevista com Neide Diniz para o Boletim Ciência, Programa de TV do Canal Saúde, Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, 13 de dezembro de 2023. YouTube https://www.youtube.com/watch?v=jmgSp17n39w&ab_channel=CanalSa%C3%BAdeOficial