sábado, 31 de agosto de 2024

Futuro e desigualdade: O que é geoengenharia do clima e como ela pode influir na chamada justiça intergeracional (artigo / 2024)

 

Artigo para The Conversation Brasil.

Trechos:

"A catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul, entre abril e junho de 2024, precipitou um intenso debate sobre as consequências das mudanças climáticas no Brasil. Muito se fala agora sobre o modo desigual como as mudanças climáticas atingem populações mais vulneráveis."

"Grupos sociais que já eram vítimas de injustiças sociais por conta de graves desigualdades econômicas se veem agora ainda mais fragilizados diante de desastres climáticos. Sem políticas climáticas específicas, problemas de injustiça social tendem a se agravar no Brasil." 

"O que fazer? Que políticas para a promoção da justiça social são necessárias, isso ninguém negaria. O que nem todo mundo percebe, porém, é que desigualdades sociais e econômicas constituem apenas um aspecto das questões de justiça que emergem em decorrência das mudanças climáticas." 

"Desigualdades de poder na relação entre gerações são igualmente importantes. No entanto, pouca atenção tem sido dada a questões de justiça intergeracional nos debates sobre mudanças climáticas no Brasil. Isso é estranho, pois a injustiça intergeracional é tão preocupante quanto a injustiça social."

© Como citar este artigo: 
Araujo, Marcelo de; Fior, Pedro; Menezes, Pedro. 2024. "Futuro e desigualdade: o que é geoengenharia do clima e como ela pode influir na chamada justiça intergeracional". In The Conversation Brasil, 23 de agosto de 2024. https://theconversation.com/futuro-e-desigualdade-o-que-e-geoengenharia-do-clima-e-como-ela-pode-influir-na-chamada-justica-intergeracional-237119

Republicado por: