sábado, 30 de março de 2024

Urgentes e necessárias, políticas de adaptação climática enfrentam dilemas éticos no Brasil e no mundo (artigo / 2024)

 

Artigo para The Conversation Brasil.

Trechos:

"A solução para se conter o aquecimento global é a mesma para todos os países: reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE), especialmente o dióxido de carbono (CO2). Esta é uma medida de mitigação. Mas ainda que todos os países resolvessem implementar imediatamente políticas de mitigação radicais, a crise climática não seria resolvida de um dia para o outro. Para se lidar com as mudanças climáticas são necessárias também políticas de adaptação." 

"Diferentemente das políticas para mitigação, as estratégias de adaptação devem ser específicas para cada cenário regional. Isto significa que diferentes países e regiões exigirão políticas de adaptação distintas. Por exemplo, no contexto brasileiro, a escassez de água na Região Nordeste pode contrastar diretamente com o excesso de chuvas na Serra Fluminense, resultando na necessidade de ações adaptativas específicas para cada realidade." 

"Da interação entre políticas de adaptação e políticas de mitigação surgem dilemas éticos que ainda não foram devidamente discutidos no Brasil."

[ artigo ]

© Como citar este artigo:
Araujo, Marcelo de; Fio, Pedro. 2024. "Urgentes e necessárias, políticas de adaptação climática enfrentam dilemas éticos no Brasil e no mundo". In The Conversation Brasil, 5 de fevereiro de 2024.