Artigo sobre a "ética climática" como nova modalidade de disciplina filosófica. Publicado na Folha de São Paulo em agosto de 2023.
Trechos:
"A ética climática é uma disciplina nova porque as mudanças climáticas suscitam questões éticas e políticas que, tradicionalmente, foram examinadas como domínios de investigação separados, tais como a bioética, a teoria das relações internacionais, o direito internacional, a ética animal, a filosofia política, o direito ambiental etc."
"As mudanças climáticas envolvem temas discutidos em todas essas disciplinas, mas o problema é que nenhuma delas oferece sozinha teorias normativas robustas e metodologias adequadas para a discussão de todos os problemas éticos decorrentes das mudanças climáticas."
"No dias de hoje, rejeitar o negacionismo não significa mais simplesmente aceitar as evidências científicas de que o clima do planeta está mudando em decorrência de atividades humanas, mas aceitar também que esse fenômeno gera uma intricada malha de questões éticas e políticas que não podem ser teorizadas de modo adequado no âmbito de disciplinas isoladas. Essas questões exigem o aprofundamento teórico e o aprimoramento metodológico de uma nova disciplina filosófica: a ética climática."
[ Folha de SP ]
[ PDF ]
© Como citar este artigo:
Araujo, Marcelo de. “Ética climática é incontornável em planeta em ebulição”. Ilustríssima, Folha de São Paulo, 9 de agosto de 2023. https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2023/08/etica-climatica-e-incontornavel-em-planeta-em-ebulicao.shtml