Em abril de 2023, tive a satisfação de conversar com a jornalista Marilia Marasciulo, da Revista Galileu, sobre algumas das implicações éticas decorrentes do rápido desenvolvimento de sistemas como ChatGPT. Em nossa conversa, eu me concentrei na discussão sobre o impacto de ChatGPT e de sistemas similares na vida acadêmica.
ChatGPT oferece um enorme potencial para fraude, já que trabalhos acadêmicos, inclusive projetos de pesquisa, poderiam ser gerados em poucos minutos e, se necessário, editados e complementados para gerar a impressão de um trabalho original. Esse tipo de fraude, porém, não poderia ser caracterizada como plágio, sem contar que dificilmente professores e professoras, ou agências de fomento à pesquisa, conseguiriam detectar a farsa.
Por outro lado, é possível imaginarmos cenários em que sistemas de inteligência artificial poderiam atuar como ferramentas de pesquisa, ou mesmo em "co-autoria" com pessoas de verdade, contanto que haja transparência sobre esse tipo de parceria na publicação do trabalho.
[ artigo online ][ PDF ]
[ capa ]