domingo, 10 de dezembro de 2017

Quem precisa de crítica literária? Algoritmos já leem romances e conseguem analisar a estrutura de obras de ficção (2017)


Qual é característica distintiva de uma boa obra de ficção? Por que algumas obras literárias têm a capacidade de capturar nossa atenção a ponto de não conseguirmos mais largar o livro? Essa é uma questão bastante antiga. Na antiguidade Aristóteles escreveu um tratado de filosofia sobre esse tema chamado Poética

Mas Aristóteles só foi capaz de identificar a estrutura narrativa típica das grandes narrativas de ficção porque ele conhecia praticamente todas as peças de teatro de sua época . No entanto, face à enorme quantidade de obras de ficção publicadas em nossos dias, ninguém mais pode ter a expectativa de ler um vasto conjunto de obras literárias na tentativa de identificar algumas estruturas narrativas comuns.

Não seria então possível delegarmos a máquinas a tarefa de “ler” obras literárias em nosso lugar? Uma máquina não poderia talvez identificar os “arcos emocionais” comuns a diversas obras literárias com mais precisão do que qualquer ser humano? Na verdade, isso já vem ocorrendo. Esse artigo é sobre o uso de inteligência artificial para leitura e análise de obras literárias. Publicado no Estadão em outubro de 2017.

[ PDF ]
[ Estadão ]

© Como citar este artigo: 
ARAUJO, Marcelo de. 2017. "Quem precisa de crítica literária? Algoritmos já leem romances e conseguem analisar a estrutura de obras de ficção". In: Jornal Estadão, 31 de outubro de 2017. (doi: 10.13140/RG.2.2.33056.69121).

Eu retomo esse tema no livro: Novas Tecnologias e Dilemas Éticos.